SECRETARARIA DE EDUCAÇÃO DE AMAJARI PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ATUARÃO NO PROJETO LEEI – LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A partir de 2024, o LEEI será desenvolvido em 15 estados e mais o Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

A Prefeitura de Amajari, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) realizou a adesão ao programa Criança Alfabetizada do qual o projeto LEEI é parte integrante. Após a adesão, a próxima ação da Secretaria é capacitar os profissionais que atuam na educação infantil.

As formações no município de Amajari serão oferecidas a todos os coordenadores professores da Educação Infantil que atuam nas turmas de 1º e 2º período. Serão realizados encontros presenciais e online, além das estratégias a serem desenvolvidas com as crianças, os participantes do projeto, realizam atividades exclusivas na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC - INTERATIVO).

A primeira formação local ocorreu nos dias 23 e 24 de maio na Creche Municipal Pedro Henrique. O curso foi dividido em duas turmas de professores cursistas, cada uma com seu respectivo formador, composto pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Leidyane Bezerra Leão e o Coordenador pedagógico Escolar, Edgar Araújo da Silva. Esses formadores receberam orientações da Universidade Federal de Roraima (UFRR) sobre os temas a serem trabalhados e repassaram esses conteúdos e habilidades aos professores participantes do curso realizado.