1. Início
  2. /
  3. Turismo

Serra do Tepequém

Tepequém é um destino de ecoturismo do estado de Roraima, extremo norte do Brasil. A povoação que surgiu na serra através do garimpo de diamantes, atualmente recebe turistas e aventureiros em busca de suas atrações naturais.

Os principais pontos turísticos da Serra do Tepequém são os mirantes e cachoeiras, porém, o garimpo, apesar da degradação, deixou um legado com algumas atrações, como o Tilim do Gringo, a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Esmeralda.

Serra de Tepequém, no município de Amajari, destaca-se na região por ser uma região alta entre as planícies do estado de Roraima. É procurada para atividades como trekking, banho de cachoeira, e observação da flora e fauna.

É uma ótima opção para quem vai visitar o Monte Roraima e Boa Vista e quer estender a viagem.
Neste post iremos mostrar seus principais pontos turísticos, com todas as dicas de visitação e o que fazer em Tepequém, confira!

 

História da Serra de Tepequém

A lenda mais conhecida sobre o nome Tepequém é de origem indígena. Surgiu da união de duas palavras nativas: “tupã”e “queem”, que significa “deus do fogo”. Os povos antigos acreditavam que a serra abrigava um vulcão.

 

A ocupação no local começou por volta de 1936, incentivada pelo garimpo de diamante que teve seu auge nas décadas de 40 e 50. Nessa época, áreas da serra foram bastante degradadas e modificadas devido à intensa e descontrolada exploração do mineral.

A cachoeira do Funil é um exemplo de paisagem que foi modificada no passado por explosões de dinamite que desviou o leito do rio e local da queda.

Atualmente ainda há exploração de garimpo, mas somente de forma manual sem degradar o meio ambiente. A Serra do Tepequém vem se tornando cada vez mais um destino de ecoturismo e a Vila do Paiva se preparando para receber os turistas, com novas pousadas, restaurantes e comércio em geral.

 

Quando ir a Serra de Tepequém, Roraima

Em Tepequém há duas “estações” bem definidas, como é comum no extremo Norte do Brasil. A temperatura média anual é de 26º C e não muda muito durante o ano.

  • A estação chuvosa vai de abril a agosto, geralmente com chuvas mais intensas em junho. No período chuvoso, as quedas d’água são mais volumosas e tendem a ficar mais perigosas, além dos dias serem mais fechados.
  • A estação seca vai de setembro a março, sendo essa a melhor época para visitar a serra do Tepequém e curtir melhor as suas atrações. Os dias são mais ensolarados e com menos chuva as águas ficam mais mornas e transparentes, ideais para banho de cachoeira.

Onde fica Tepequém: Como chegar

Onde fica Tepequém

A Serra do Tepequém fica no município de Amajari, ao Norte do estado de Roraima, extremo Norte do Brasil. A Vila do Paiva situada na Serra tem em torno de 350 moradores e fica a 52 km da cidade de Amajari e a 207 km de Boa Vista, capital de Roraima.

De avião

Para quem vem de outros estados, a melhor forma de chegar é de avião pelo Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede (BVB).

O aeroporto de Boa Vista recebe voos diretos de algumas capitais, especialmente Brasília e Manaus de onde se conectam com outras capitais brasileiras.

De carro alugado

Do Aeroporto de Boa Vista a Vila do Paiva o mais indicado é alugar um carro, pois além desse percurso de 207 km, você vai precisar do carro para se deslocar entre os pontos turísticos da Serra do Tepequém.

 

De carro próprio

Ir de carro próprio é recomendado somente para quem mora no estado de Roraima. Manaus, por exemplo, que é a outra capital mais próxima fica a quase 1000 km.

Atenção! Não há posto de gasolina em Tepequém, o posto mais próximo fica na cidade Amajari, 52 km antes da serra. Previna-se de combustível, pois precisará uma quantia também para rodar por lá. Também não há bancos na Vila do Paiva.

Trecho entre Boa Vista e Tepequém e as atrações

 

O trecho entre Boa Vista e a Vila do Paiva é todo pavimentado. Porém, tanto na rodovia BR-174 (metade do percurso) e a RR-203 (outra metade) há trechos bons, mas outros com grandes buracos (ref. out 2022), por isso, muito cuidado.

Na Serra do Tepequém há estradas que levam próximos aos principais atrativos, complementado por trilhas, umas curtas, outras longas, que iremos especificar em cada atração da lista do que fazer em Tepequém. Umas estradas estão em boas condições outras ruins (ref. out 2022).

© 2022 Prefeitura de Amajari. Todos os direitos reservados.